Tourism / Cabo Verde

Mar azul, subi mansinho

O mar que tanta saudade inspira nas letras da música de Cesária Évora é também o maior recurso natural do país. Uma força económica imensa a explorar, num contexto intercontinental de transportes, indústria, negócios e turismo.

Mar azul, subi mansinho

Vista do Porto Grande localizado no Mindelo, Ilha de São Vicente

Cabo Verde esta a unificar a sua economia marítima: pescas, portos, reparação naval, investigação científica, turismo, marinha mercante e formação profissional, integram o Cluster do Mar. Franklim Spencer dirige a Enapor – Portos de Cabo Verde, a entidade nacional responsável pelas infra-estruturas e actividades portuárias. Segundo ele, “existem, na diversidade das actividades da Economia Marítima, lacunas a serem preenchidas. O Governo aposta no desenvolvimento de todas as oportunidades de negócio que se integram na nossa economia marítima, de preferência pelo sector privado.” Recentemente, Franklim Spencer foi designado para dirigir a futura Coordenação do Cluster, uma função que visa precisamente estabelecer um diálogo entre os diferentes subsectores da Economia do Mar.

Para tal, o responsável inspirase em iniciativas internacionais similares que se revelaram bem-sucedidas: “A Agência TangerMed é essencialmente um cluster, inicialmente criado para desenvolver a atividade do porto de transbordo de Tânger. Identificou-se desde logo a necessidade de potenciar os negócios e foram dinamizadas uma Zona Franca, uma Zona Industrial e uma base logística. Com a necessidade de proporcionar habitação às famílias dos trabalhadores, a TangerMed entrou também no imobiliário. Dos 10 mil milhões investidos sete anos depois, a maioria eram privados”.

O Centro Internacional de Negócios do Mindelo tem por ambição desenvolver um papel semelhante no médio Atlântico. Segundo o presidente da Enapor, “o Centro Internacional de Negócios pretende dinamizar a Zona Franca e a Zona Industrial do Mindelo, encontrando parceiros dispostos a investir e a desenvolver estas áreas. O Centro irá oferecer uma logística que permite aos operadores comerciais distribuir os seus produtos por todas as ilhas, sem ter de se preocupar com as etapas intermediárias, desde a embalagem até à entrega ao cliente”. O Centro irá também identificar se existem condições para que determinados produtos circulem sem o pagamento de direitos.

Cabo Verde é um porta-aviões estrategicamente plantado no meio das rotas comerciais. Pela sua natureza crioula, confluente das culturas europeia e africana, pela sua proximidade com Brasil, Cabo Verde tem a capacidade de facilitar o diálogo interno da CPLP. Ponte para economias africanas florescentes, este país tem conseguido construir o seu destino com muita coerência e saberá como cumprir a sua vocação.

O conceito global é simplificar a entrada de produtos por via marítima, potenciando a proximidade e as relações privilegiadas do país com os mercados mais competitivos da CEDEAO, de forma a favorecer o desenvolvimento de um tecido de indústria ligeira e de serviços. Para Franklim Spencer, “Cabo Verde situa-se numa região com um elevado potencial económico para os países europeus e para o Brasil, nações que têm produtos de dimensão global. Se houver valor acrescentado em Cabo Verde, estes produtos serão isentos de direitos quando reexportados para os países da CEDEAO. Cabo Verde funcionará como uma plataforma para a finalização e reexportação de produtos”.

O Governo encetou uma busca activa de armadores para incrementar as ligações marítimas entre Cabo Verde, Brasil e o continente africano. Como revela Franklim Spencer, “estamos dispostos a encontrar soluções económicas e fiscais para estabelecer a ligação entre Brasil, Cabo Verde, Senegal e Angola.”

TER AS MELHORES INFRA-ESTRUTURAS DA REGIAO
Em linha com esta política, a Enapor está a modernizar radicalmente as infra-estruturas portuárias do país. O presidente da empresa explica que encontrou neste Governo um parceiro muito forte: “O Governo conseguiu mobilizar recursos para um plano de investimento extremamente ambicioso, de 600 milhões de euros. Neste momento, temos em curso obras de grande envergadura em nada menos do que sete dos nossos portos, e temos projectos para mais dois portos.”

De facto, a chave do Cluster do Mar para São Vicente é a ampliação do Porto Grande, que irá permitir à ilha e ao país “dar o salto”. O programa inclui a edificação de um terminal de transbordo de contentores no porto de águas profundas e a construção de um terminal de cruzeiros. Conforme sublinha o nosso interlocutor: estes dois projectos “ reforçarão a nossa capacidade de oferta nas transações comerciais e no apoio ao turismo – dois eixos fundamentais da nossa economia”. Franklim Spencer acrescenta: “Teremos o terminal mais profundo de toda a região, com 16 metros. Mindelo passará a dispôs de uma plataforma logística muito atractiva para os grandes operadores marítimos.”

No que respeita ao turismo de cruzeiros, Franklim Spencer sublinha que “a construção do terminal perspectiva um enorme crescimento da actividade. Já estão disponíveis pacotes de cruzeiros turísticos totalmente vocacionados para Cabo Verde, uma actividade geradora de emprego em todo o território.”
O projecto vai mais longe e prevê uma completa reorganização portuária e urbana. A extensão do terraplano Norte do porto permitirá a transferência da recepção de mercadorias para a zona Norte. No que respeita à zona Sul do porto, “ficará disponível para um projecto de requalificação urbana, acolhendo escritórios, restaurantes e espaços de lazer”. Frankilm Spencer antecipa que, para desenvolver estes projectos imobiliários, a Enapor precisará “contar com parceiros especializados”.

Estes avultados projectos serão suportados por parcerias público-privadas. Por outro lado, como refere Franklim Spencer, “o Governo espanhol já aprovou o financiamento para a construção dos armazéns frigoríficos no Mindelo, uma obra que está orçamentada em 12,9 milhões de euros”. Estes armazéns vão dispôs de uma unidade de processamento de pescado para exportação, “transformando a Ilha de São Vicente numa plataforma internacional de pesca nesta região”, adianta o responsável. Actualmente, o Porto do Mindelo já é utilizado por cerca de 300 navios para transbordo e reexportação de pescado. Quando as novas instalações estiverem operacionais, os custos irão baixar, a qualidade do produto será melhorada e a competitividade será incrementada.
Como conclui o responsável da empresa “o futuro da Enapor reside na forte aposta no posicionamento de Cabo Verde, com as melhores infra-estruturas da região”.